DIFERENÇAS BÁSICAS ENTRE CÂMARAS FRIAS

17 de junho de 2019by Nossoar0
02-1280x886.png

Quando tocamos no conceito de câmaras frigoríficas é importante pontuar que existem diferenças básicas entre as chamadas câmaras de resfriamento e câmaras de congelamento.

A diferença está sumariamente na temperatura que atingem e bem por isso os nomes também são sugestivos dessa condição.

As câmaras frias de resfriados normalmente dão conta de produtos que necessitam de refrigeração próxima a 0ºC (semelhante às funções de geladeiras).

Já as câmaras de congelamento atingem temperaturas mais baixas, similar ao que ocorre nos freezers, como algo entre -20ºC (variando esse fator em função não só do tipo de produto como também do tempo, muitas vezes, pelo qual deve permanecer armazenado).

Um ponto importante que deve ser observado é que as câmaras tanto de resfriados como de congelados são projetadas para se manter produtos já resfriados ou congelados, ou seja, o produto entra resfriado e se mantém resfriado, ou o produto entra congelado se mantém congelado.

Se a necessidade do cliente for de o produto entrar resfriado e congelar, ou seja, mudar de fase (pois mesmo sendo um produto aparentemente sólido, todo alimento possui uma quantidade de água que se estiver próximo a 0°C está na fase líquida e que abaixo deste ponto pode passar à fase sólida) deve-se adquirir um túnel de congelamento.

Isso nada mais é do que uma câmara de características especiais com equipamentos de grande porte para um congelamento rápido, sabendo que a energia envolvida nesse processo é dezena de vezes maior, diferenciando muito o túnel de uma câmara.

E então, você tem algum estabelecimento comercial ou indústria e esse artigo te ajudou a figurar melhor qual tipo de equipamento deve escolher para a demanda que possui?