O QUE SÃO CÂMARAS FRIGORÍFICAS? COMO FUNCIONAM?

17 de junho de 2019by Nossoar0
04-1280x886.png

São equipamentos que possuem grande espaço físico para conservação de produtos. Quando comparados a refrigeradores e freezers convencionais armazenam grandes quantidades de produtos, dispondo de controle de temperatura digital com grande precisão, indispensável principalmente na indústria — fato que não ocorre em sistemas domésticos, que muitas vezes possuem controladores de temperatura analógicos, os quais não apresentam tanta precisão.

Elas oferecem ambientes amplos e customizados para acondicionar produtos que necessitam de refrigeração, permitindo inclusive movimentação de pessoas e produtos em seu interior, o que é um diferencial em relação a sistemas domésticos.

Algo bastante interessante nas câmaras frigoríficas é o fato de elas poderem ser disponibilizadas numa concepção totalmente adaptada às necessidades de cada cliente e utilização.

Logo, as câmaras são projetadas baseando-se na necessidade e particularidade de cada cliente, tais como: tipo de produto, temperatura de entrada e saída, tempo de conservação, movimentação diária, preferência por material do isolamento, entre outras.

Sendo assim sempre é realizado um estudo e projeto específico para cada câmara frigorífica mediante o detalhamento das necessidades do cliente, fazendo-se o cálculo e dimensionamento térmico apropriado para também oferecer a melhor potência e eficiência energética.

Existem ainda câmaras modulares que seguem medidas padrões (pré-definidas), o que as tornam versáteis e “moldáveis”, reduzindo, em alguns casos inclusive tempo de instalação e montagem, o que as tornam práticas e com bom custo x benefício.

O ideal para escolher é, portanto, recorrer a uma empresa especializada e confiável que proporcione excelente suporte e boa engenharia de aplicação para ajudar na definição e implantação da estrutura mais conveniente.