A forma correta de conservar o sorvete é essencial para a sua qualidade!

7 de agosto de 2019by Nossoar
01.png

TEMPO DE LEITURA: 2 MINUTOS 

No Brasil, país de clima tropical, o consumo do sorvete é bastante alto. Só para constar, 2019 ainda nem terminou, mas, de acordo com a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), já foram consumidos mais de 1,1 bilhão de litros de sorvetes, marca que vem crescendo constantemente.

Esses números implicam na atração de pessoas que procuram por lucratividade, e, como consequência, aumenta o número de concorrentes desse ramo no mercado.

Há dois caminhos que o empresário pode seguir: produzir o próprio sorvete e vender para o consumidor final, ou comprá-lo prontos, de outros produtores e apenas fazer a revenda. 

Não importa qual a sua escolha, em ambos a refrigeração industrial será crucial para a qualidade, inclusive final do produto, mantendo suas características originais.

Refrigeração e conservação

Finalizado o processo de produção do sorvete, deve-se seguir alguns requisitos para conservar suas propriedades originais. Para manter suas qualidades impecáveis, os cuidados devem começar ao embalar o produto, ou seja, a embalagem em que ele será alocado deverá ser resfriado antes de sua inserção, evitando o descongelamento nas partes que tocam a “parede” do recipiente.

Após embalados, os sorvetes vão para uma câmara para começar o processo de seu endurecimento. A temperatura do equipamento deve ser entre -25ºC e -28ºC. A agilidade e a rapidez serão fundamentais nessa etapa, evitando assim que se formem cristais de gelo.

Procedimentos ao transportar o produto

Com o sorvete pronto para ser despachado aos pontos de vendas, o seu transporte também requer atenção especial. Deve-se realizar um planejamento bem detalhado de toda a viagem até o destino final, a fim de evitar possíveis aquecimentos na carga. Além disso, o veículo deve, pelo menos 6 horas antes da saída para a entrega, atingir a temperatura de -33ºC.

Por fim, quando o produto for entregue ao cliente final, deve ser mantido em uma temperatura média de -18ºC ou menos.

Dessa forma, os produtos manterão sempre suas qualidades e propriedades, satisfazendo o consumidor e fazendo com que a marca e/ou o estabelecimento se destaquem perante os concorrentes.

Ademais, contar com equipamentos de última geração e com alta tecnologia, somado à correta manutenção de temperatura fará toda a diferença para o seu estabelecimento. O mercado de refrigeração está em constante evolução, produzindo equipamentos cada vez melhores, que auxiliam com a conservação ideal dos produtos e, inclusive, com a economia de energia elétrica e economia com custos de manutenção. 

Por isso, é importante contar com uma empresa especializada em refrigeração, como a Nosso Ar. Aqui, os nossos especialistas auxiliarão você em cada caso específico.

Esse artigo tem caráter meramente informativo e não substitui a orientação de um profissional. Entre em contato com a Nosso Ar agora mesmo e saiba mais!

(11) 2814-9286 | (11) 3486-3332

WhatsApp (11) 94758-6155

atendimento@nossoar.com.br

Acompanhe aqui em nosso blog todos os demais artigos para auxiliar você a ter mais sucesso em seu estabelecimento!