Qual a temperatura ideal para a cerveja?

26 de agosto de 2019by Nossoar
02-2-1280x886.png

Apreciada em larga escala no Brasil (estamos entre os 20 países que mais consomem), a cerveja definitivamente tem boa aceitação e considerável predileção entre os brasileiros, embora seja bastante popular também em outras regiões do globo.
Quando consumida com responsabilidade (em suas versões “com álcool” e “sem álcool”, de acordo com o consumidor e cada caso) ela é frequentemente companheira de festejos, visita a restaurantes, bares e happy-hours.

Dados mostram também que ela está em segundo lugar dentre as bebidas preferidas por aqui. Segundo pesquisa que já foi realizada pelo site MeSeems, que coleta e compartilha opiniões, isso ficou evidente, sendo que a cerveja é consumida ao menos às vezes por 35% dos que preferem esse tipo de bebida.

E a tradição é bebê-la bem gelada. Afinal, de clima tropical, normalmente nosso país propicia, em épocas quentes, esse tipo de prática. Aliado a isso está o fator gosto (preferência) e sabor. Gelada a cerveja é, sem dúvida, mais atraente.

No entanto, é preciso prestar atenção à temperatura ideal para a cerveja não congelar. Se isso ocorre pode haver considerável alteração do aspecto e consistência e na gustação do produto.

Para apreciar a bebida no ponto certo, por isso, é imprescindível — quer seja em um estabelecimento comercial ou em casa — não desatentar quanto ao tempo de permanência no equipamento refrigerador ou ao controle de sua temperatura. Mas, afinal, qual a temperatura ideal para a cerveja? A temperatura ideal para a cerveja não congelar deve observar alguns cuidados. Ela nunca pode baixar de 0º (temperatura em que se inicia o congelamento).

Por isso é preciso extrema cautela com os chamados freezers, embora nem todos congelem, dependendo do modo em que estejam programados.

O ideal, entretanto, é que ela fique no máximo entre 4ºC e 5ºC (ponto em que já estará bastante refrescante).