Cuidados na conservação e no congelamento de peixes

10 de outubro de 2019by Nossoar
05.png

Tempo de leitura: 2 minutos

Oferecer produtos de qualidade é um dos principais diferenciais que vão auxiliar na escolha do comércio pelo cliente, ajudando, inclusive, a gerar a sua fidelização pelo estabelecimento.

Um exemplo é o peixe. Por ser um alimento frágil, precisa de muita cautela no seu armazenamento, sendo necessário ser conservado a frio para manter suas propriedades.

Seguir alguns procedimentos é fundamental para manter a sua qualidade.

 

O correto congelamento dos peixes

Os pescados podem ser conservados de duas formas. A escolha dependerá da quantidade de venda do produto e do tipo de peixe vendido.

Método “a frio”

O método “a frio” é feito com o uso de gelo, sendo o mais fácil. Ao inserir o produto no gelo, irá gerar uma queda em sua temperatura, que reduz os efeitos de deterioração, aumentando a sua vida útil. Junto com a alta capacidade de resfriamento, há outras vantagens com essa opção:

  • Baixo custo e mais facilidade para transportar
  • Manutenção da umidade superficial
  • Manutenção da temperatura dos pescados próxima ao ponto inicial de congelamento

 Vale ressaltar que a efetividade do resfriamento com o gelo pode variar de acordo com o tipo de peixe e das características de venda.

Nos estabelecimentos em que a demanda de venda é alta e que exigem o produto fresco, essa é uma das melhores opções. Contudo, se não é necessária a venda dos produtos frescos, o método de congelamento dos pescados será uma opção mais viável.

Nesse segundo método, para que as propriedades dos produtos sejam mantidas, deve-se contar com equipamentos que permitam o congelamento rápido.

 

Como funciona o congelamento?

O congelamento industrial exige equipamentos capazes de atingir temperaturas de -30°C. Esse método gera pequenos cristais de gelo dentro das células do peixe, que garantem uma melhor qualidade do produto.

Os equipamentos mais indicados para esse caso são os “túneis de congelamento contínuos do tipo linear”, já que eles propiciam um rápido congelamento, resultando na baixa perda de umidade e na boa aparência.

Tal processo é indicado para a venda de peixes que serão consumidos crus, por exemplo, assim como o atum e o salmão.

Além disso, para melhorar ainda mais os resultados, é fundamental realizar o congelamento sempre em fase pré-rigor, evitando que nutrientes sejam perdidos, aumentando a qualidade da sua textura e sua vida útil entre a venda e o consumo.

Quanto melhor a qualidade do peixe, mais clientes ficarão satisfeitos com os produtos do estabelecimento. Com isso, é essencial contar com especialista na montagem do sistema de refrigeração ou para obter informações sobre as melhores formas de armazenamento.

Conte sempre com a Nosso Ar para esclarecer as suas dúvidas e saber quais são os maquinários necessários para o seu estabelecimento.

Acompanhe em nosso blog e leia outras matérias.

(11) 2814-9286 | (11) 3486-3332

WhatsApp (11) 94758-6155

atendimento@nossoar.com.br