7 cuidados para determinar a capacidade frigorífica

20 de dezembro de 2019by Nossoar
11.png
3 minutos de leitura

 

Cada empresa é única e possui especificidades que devem pautar a tomada de decisão de seus gestores, inclusive na hora de determinar o sistema de refrigeração ideal.

Esses cuidados se estendem à adequação da capacidade frigorífica, que devem ser projetados de forma a atender suas necessidades.

Confira abaixo 7 dicas.

Cuidados com o túnel de congelamento que determinam a capacidade frigorífica.

 

1. Atenção à escolha dos profissionais

O primeiro cuidado se refere à contratação da mão de obra responsável pelo projeto e instalação. Esse profissional deve ser especialista em sistema de refrigeração, já que ele irá auxiliá-lo a definir o espaço disponível, o tipo de alimento a ser congelado, bem como o equipamento necessário.

 

2. Considere a quantidade de produto a ser congelado

A função do túnel de congelamento é realizar o resfriamento dos produtos de forma homogênea. Para isso, é preciso um estudo detalhado do layout em relação ao fluxo de ar que garanta esse objetivo: quanto melhor o direcionamento do ar, menor será o tempo de congelamento e o consumo de energia elétrica. Com isso, há menor variação das propriedades dos alimentos e evita-se o surgimento de cristais de gelo. 

Entre os diferentes aspectos que influenciam nesse layout, a quantidade de alimentos a serem congelados está entre as principais.

 

3. Congelamento e vida útil dos alimentos

Ao congelar um produto, evita-se o crescimento de microrganismos. E, como já citado acima, a velocidade de congelamento impacta diretamente na conservação das propriedades dos alimentos, por isso, quanto mais rápido for, maior será essa conservação e, por consequência, por mais tempo um produto poderá ficar armazenado.

 

4. Câmaras especiais com temperatura e umidade controladas

As câmaras especiais possuem um sistema que controla a temperatura e a umidade. Isso garante maior eficiência na refrigeração. Por isso, para sua empresa ter os melhores resultados, vale a pena considerar esses fatores.

 

5. Como o produto estará disponível para congelamento

O modo como seus produtos passarão pelo túnel de congelamento impactam na elaboração do sistema de refrigeração. As formas mais comuns são:

  • A granel;
  • Em frascos;
  • Embalados;
  • Empilhados;
  • Em bandejas.

Tais formas não impedem que sua empresa trabalhe com outras formas para o congelamento. Se necessário, o profissional qualificado saberá encontrar a melhor solução em cada caso e de acordo com suas especificidades.

 

6. Pense na circulação do ar

Quando maximiza a circulação de ar de um túnel de congelamento por todo o ambiente, o congelamento dos produtos ocorre em menor tempo.

 

7. O pré e pós-congelamento também importam

A temperatura dos ambientes antes e depois da passagem pelo congelamento também impacta diretamente na qualidade. Em vista disso, o sistema de congelamento deve incluir ambientes climatizados, aspecto importante, que favorece a manipulação e embalagem dos itens, de forma a garantir a melhor conservação de seus produtos.

Atente-se a esses cuidados e seu sistema de refrigeração será capaz de atender suas capacidades frigoríficas.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais dicas como essa para aprimorar a refrigeração industrial de sua empresa. Até a próxima!