Manutenção corretiva – Vantagens e desvantagens

7 de janeiro de 2020by Nossoar
11.png

Tempo de leitura: 4 minutos.

 

Qualquer maquinário, independentemente de seu fim, sofre com os desgastes do tempo. E na refrigeração industrial não é diferente. Por isso, para diminuir esse impacto, a adoção de planos de manutenção preventiva é uma medida obrigatória.

 

Todavia, esse também é um fator que não descarta a necessidade de se atentar à manutenção corretiva.

 

A manutenção corretiva na refrigeração industrial

A manutenção corretiva é aquela que ocorre quando há quebra ou falha de um equipamento e, assim, torna necessária a intervenção para restaurar e recuperar o desempenho ideal.

 

No início da industrialização, a manutenção corretiva se tornou necessária e, a princípio, o primeiro e único tipo de reparo possível. Afinal, não havia conhecimento e nem tecnologia para a realização de um trabalho preventivo que se antecipasse a possíveis problemas. E, assim, as ações eram reativas.

 

Atualmente, esse cenário se modificou de modo a ser possível utilizar as manutenções corretivas de forma antecipada, ou a manutenção preventiva antes mesmo de qualquer falha se apresentar. No caso da primeira, por exemplo, ao notar que um determinado componente do sistema de refrigeração está se comportando fora da conformidade, é possível realizar sua correção antes da quebra total ou sem a necessidade de uma parada de produção por um tempo maior.

 

Com esses cuidados, os ganhos são desde mais produtividades a menos prejuízos por trocas de componentes e até mesmo de equipamentos. Mas essas não são as únicas vantagens do procedimento. Confira abaixo o que mais seu sistema de refrigeração industrial pode ganhar com a manutenção corretiva.

 

Vantagens da manutenção corretiva para sua empresa

Vivemos em um cenário de alta competitividade do mercado, de forma que, para se destacar da concorrência, é preciso buscar sempre as melhores práticas. O bom uso da manutenção corretiva na refrigeração industrial é uma delas e gera várias outras vantagens importantes, tais como:

 

  • Diminuição de perdas de produtividade (quando planejada);
  • Excelente opção para máquinas de baixa prioridade ou pouco uso;
  • Excelente opção quando há exigência de substituição de peças auxiliares de baixo valor.

 

Lembre-se que com a tecnologia atual os procedimentos corretivos ganham em assertividade e velocidade. Porém, a manutenção corretiva não é feita apenas de benefícios. Temos que considerar também suas desvantagens para evitarmos surpresas.

 

Desvantagens da manutenção corretiva
  • Quando não planejada possui um maior custo;
  • Pode ocasionar a parada da produção;
  • Pode exigir equipes terceirizadas e aquisição de peças em caráter de urgência.

 

Como esses fatores são graves, podem gerar grandes prejuízos. 

 

O que fazer então?

Cada empresa possui uma realidade específica, contudo o desgaste dos maquinários é um desafio comum a todas. Para evitar prejuízos e garantir sempre o melhor desempenho da refrigeração industrial, o ideal é unir manutenção corretiva e preventiva de forma planejada. Assim você estará sempre por dentro do estado dos equipamentos e apto a tomar medidas que garantam seu melhor desempenho.