Câmara fria: dois conceitos importantes que você deve conhecer para ter um sistema de refrigeração eficiente

20 de janeiro de 2020by Nossoar
flechas.jpg

Tempo de leitura: 3 minutos

Para que o sistema de refrigeração seja eficiente, uma das peças principais é o evaporador, que possui duas principais funções, imprescindíveis para que a Câmara Fria funcione corretamente.

Os evaporadores realizam, entre todas as suas funções, a absorção do calor do ambiente através do fluído refrigerante, e a distribuição do ar frio dentro do local. Dessa forma, no projeto de refrigeração os evaporadores devem ser posicionados de forma que o ar de saída tenha grande alcance.

Ao produzir o projeto, o especialista em sistema de refrigeração fará o cálculo de forma correta da troca de ar e da flecha de ar, garantindo que o ar de saída consiga atingir o alcance necessário, de acordo com o produto que será armazenado, assegurando a sua integridade e qualidade.

Mas o que é flecha de ar?

“Flecha de ar” é o valor da distância, diretamente relacionado à velocidade estabelecida, definido a partir do dimensional da câmara em que está o evaporador. Conforme o ar vai se afastando do ponto inicial de seu lançamento, ele vai perdendo força. Quando bem projetado, consegue-se gerar uma velocidade maior na saída e, consequentemente, alcançará uma distância maior.

Além disso, quanto mais “limpo” e direcionado for o fluxo de ar, menor será a resistência a ele e maior o alcance.

É por isso que é importante contar com uma empresa qualificada, como a Nosso Ar para aprimorar o funcionamento dos equipamentos. O correto planejamento realizado pelos profissionais e a indicação dos maquinários essenciais e sua correta instalação ajudarão com a correta distribuição do ar frio pelos evaporadores, permitindo que a temperatura interna seja homogênea, mantendo a qualidade do produto, evitando sua desidratação ou apodrecimento, além de auxiliando com o baixo consumo de energia.

 

Esse artigo tem caráter meramente informativo e não substitui a orientação de um profissional. Entre em contato com a Nosso Ar agora mesmo e saiba mais!

(11) 2814-9286 | (11) 3486-3332 | atendimento@nossoar.com.br WhatsApp (11) 94758-6155

Acompanhe aqui em nosso blog todos os demais artigos para auxiliar você a ter mais sucesso em seu estabelecimento!