O Sistema Cook & Chill, por GF Nutri

30 de agosto de 2019by Nossoar
02.png

Essa semana, a GF Nutri Consultoria, empresa especializada no mercado de foodservice, que oferece soluções para racionalização de mão de obra e otimização de insumos e redução de desperdício, publicou uma matéria super interessante sobre o Sistema de Cook & Chill, que vem proporcionado bons frutos para aqueles que já adotaram a técnica.

O sistema nasceu nos Estados Unidos em 1960 com a corrida espacial, mas foi na França, em meados de 1970, que se tem relatos da primeira implantação na área hospitalar.

A definição básica do sistema é cozinhar (cook) os alimentos e imediatamente resfriá-los (chill) em equipamento próprio para esse fim, e manter o produto armazenado de 0 a 3°C por até 05 dias.

O sistema chegou no Brasil em meados de 1990, através uma grande empresa de equipamentos, que trouxe os primeiros dispositivos necessários para atender o mercado.

Os equipamentos básicos para a aplicação do sistema são o forno combinado e o resfriador rápido. O forno é usado tanto na cocção quanto na finalização dos alimentos, e o resfriador rápido é o coração do sistema, responsável por resfriar os alimentos em até 2h e aumentar sua a vida útil em até 05 dias. A aplicação do sistema atende restaurantes comerciais, industriais, hospitais, catering, padarias, escolas, etc.

A maior vantagem do sistema é que ele permite que a produção dos alimentos seja feita em horários diferentes da finalização, otimizando mão-de-obra, reduzindo o desperdício e insumos como gás e água, além de aumentar a vida útil.

Os pré-requisitos para uma implantação de sucesso são a aquisição dos equipamentos necessários e as Boas Práticas de Fabricação (BPF), implantadas com Manual de Boas Práticas, POPs e funcionários bem treinados.

O treinamento constante da equipe também é um dos fatores que levará o cliente a ter sucesso com o sistema.