5 problemas causados por perda de carga frigorífica

11 de setembro de 2019by Nossoar
03.png

A perda de carga é um fenômeno inevitável nos sistemas de refrigeração industrial. Isso ocorre porque todo líquido que se desloca dentro de um circuito delimitado irá sofrer com as alterações de pressão.

Afinal, durante o deslocamento, esse líquido enfrentará resistências, como a fricção. Isso não significa, porém, que deve se aceitar as perdas sem nenhuma intervenção, mas pelo contrário. Embora não seja possível acabar com essas variações, você pode diminuí-las por meio de um bom projeto e pelo uso correto de tubulações.

E, para demonstrar essa importância, destacamos cinco problemas causados quando a perda de carga é elevada.

O que a perda de carga pode causar em meu sistema de refrigeração industrial?

  1.     Aumento do consumo de energia

Cada grau a mais da perda de carga em suas linhas de sucção aumenta o consumo de energia do sistema em cerca de 3%. Em um cenário em que os gastos com energia elétrica representam custo considerável de produção, esse é um impacto relevante.

Ajustar e minimizar a perda de carga é essencial para se obter o melhor desempenho energético e reduzir seus custos.

  1.     O sistema perde sua capacidade

Mas esse aumento no consumo de energia causado pela perda de carga não ocorre à toa. Essa perda influi diretamente na capacidade do sistema: quanto mais elevada, menos eficiente ele será, de modo que terá de trabalhar mais para alcançar as temperaturas desejadas. 

  1.     Maiores riscos de perdas de produtos

A perda de capacidade não apenas aumenta os custos, como também os riscos de o produtor sofrer prejuízos: uma das características da refrigeração industrial é a alta sensibilidade dos produtos que passam pela cadeia do frio. Ou seja, apesar de a variação de temperatura ser pequena, já é o suficiente para alterar suas características.

Com um sistema prejudicado pela perda de carga elevada, aumentam-se as chances de ocorrerem tais variações. Além disso, os produtos também ficam expostos ao problema abaixo.

  1.     Grandes riscos de paradas não programadas

Como vimos acima, a perda de capacidade força o sistema a trabalhar em seu limite, aumentando o consumo de energia e, outra consequência gerada por esse fato é o maior desgaste dos componentes e equipamentos de refrigeração industrial.

Assim, há uma diminuição de sua vida útil e maiores riscos de quebras, que causam paradas inesperadas na produção. As paradas são grandes geradoras de prejuízos e devem ser evitadas ao máximo. Além do descarte de produtos, atrasam toda a produção, obrigando sua indústria a realizar horas extras e negociar prazos de entrega. 

  1.     Perda de carga elevada é prejuízo certo!

Como é possível perceber, operar um sistema com uma perda de carga elevada é fonte certa de prejuízo para sua empresa. Sendo assim, é importante que essa perda seja levada sempre em consideração no momento da realização de projetos.

Não há um modo único a ser aplicado, sendo necessária uma análise de especialistas em cada caso para encontrar soluções que a minimizem. 

Em termos gerais, evita-se uma perda de carga superior a 1k nas linhas de sucção, principalmente, e também em linhas de descarga e líquido. Assim, você pode tornar a refrigeração industrial uma aliada ainda mais poderosa de sua empresa.

Gostou deste artigo? Continue nos acompanhando para saber mais sobre os sistemas de refrigeração.